Nesse artigo, traremos os principais cortes do Episódio #59 de Os Agilistas e vamos dividir com você 5 leituras essenciais sobre metodologias ágeis. Essas leituras irão te ajudar a impulsionar sua carreira e seu negócio! Se quiser escutar o episódio na integra, clique aqui.
As dicas compartilhadas nesse episódio são de Marcelo Szuster, Vinicius Paiva e Felipe Silveira, sócios da Dti Digital e de Régis Fontes, Agile Coach. Eles são especialistas e transformação digital e em metodologias ágeis. Confira a leitura a abaixo.
Dica 1: Nine Lies About Work
Um dos nosso ouvintes nos enviou a seguinte pergunta: “Estou em busca de uma boa leitura sobre metodologias ágeis, qual leitura vocês indicariam? E qual o nome do livro que o Marcelo menciona no Enzimas #16? Atenção ao feedback”. Marcelo responde: “O livro que eu indiquei aquele dia chama Nine Lies About Work. Eu não sei se já existe uma versão em português, o autor é Marcus Buckingham e Ashley Goodall.”
Dica 2: A Seat at the Table
Regis Fontes indica o livro “A Seat at the Table”.
“Então, eu vou indicar o último que eu li, eu não sei se tem em português. Chama A Seat at the Table, o autor chama Mark Schwartz, e o subtítulo é IT Leadership in the Age of Agility.” – Regis Fontes.
Por que essa é uma leitura essencial para entender mais sobre métodos ágeis?
“Ele é um livro que trata muito sobre a relação negócios-TI. Uma das coisas que a gente inclusive fala sobre business agility é sobre essa relação abusiva entre negócios e TI. O livro chama A Seat at the Table, justamente por falar sobre o tratamento do CEO dentro das empresas. Muitas vezes ele é tratado de forma diferente de outros diretores. Então, o livro fala sobre como que deve ser uma TI verdadeiramente ágil e como que isso ajuda a destravar o potencial da organização no uso da tecnologia. Um livro excelente, eu recomendo muito.”
Dica 3: The Principles of Product Development Flow
Vinicius Paiva traz essa indicação: “Esse livro ele tem um embasamento matemático e estatístico. Trazendo de forma forte a teoria de filas. Ele é bem legal e trata sobre algumas questões de estrutura e descentralização.”
O livro traz cerca de 170 princípios que vão sendo divididos em torno de alguns temas. Primeiramente ele fala sobre a teoria de filas. Em segundo, tem um capítulo que fala apenas sobre centralização vs. descentralização. Ele também faz várias analogias sobre redes com um ambiente bem caótico e descentralizado. E também, o livro fala sobre ambientes nos quais é difícil você manter um plano prescritivo.
Dica 4: The Meaning Revolution
Este livro é uma dica de Marcelo Szuster, sobre líderes transcendentais. “A verdade é que se a liderança começasse a entender melhor qual o seu papel, ela talvez já começasse a criar o espaço para a mudança. Então é uma leitura que eu recomendo demais.”
Dica 5: heartofagile.com
Felipe Silveira não recomenda um livro em específico e sim um site encabeçado aí pelo Alistair Cockburn, que é um dos signatários do manifesto ágil. O site busca reviver a essência do agile.
Nos artigos ele comenta que acredita que os métodos ágeis foram um pouco desvirtuados desde 2001 e se tornaram muito comerciais, muito prescritivos. Quando na verdade a gente tem que se apegar é com algo que está bem anterior a isso, que é o Heart Of Agile. Em outras palavras, a essência que fala sobre collaborate, deliver, inspect, reflect e improve.
Para concluir, Felipe fala: “colabore para entregar e reflita para melhorar.”
Gostou das nossas indicações de leituras essenciais sobre metodologias ágeis? Já anota as dicas e fique de olho em Os Agilistas para outras dicas de livros!