Como estimular a criatividade? A resposta pode estar relacionada a vários processos cognitivos, caminhos neurais e emoções que são difíceis de mensurar. Porém, te contamos formas de proporcionar um ambiente que seja habilitador para a criatividade!

Você sabe como o ambiente de trabalho e sua estrutura podem ser habilitadores da criatividade? No Enzimas #104, te contamos a importância de destacar o papel do núcleo organizacional no estimulo ou desestímulo dessa característica muitas vezes reputada a talentos individuais natos.
Dessa forma, descubra nesse conteúdo como estimular a sua criatividade!
O papel do contexto na criatividade
Frequentemente queremos associar a criatividade ao brilhantismo de algumas pessoas. A capacidade de ter insights diferentes, de ser extremamente criativo(a) pode vir um tipo de visão de mundo que lhes permite ser mais criativas.
Entretanto, é indiscutível como um ambiente pode ser habilitador ou completamente desabilitador da criatividade. Por exemplo, times que sejam pequenos, que possuam uma alta integração e engajamento entre si, permitem uma troca ampla de ideias francas e com visões externas.
Portanto, é clara a contribuição do contexto para habilitar a criatividade e, consequentemente, a inovação – Algo tão desejado pelas organizações.
Lideranças têm impacto fundamental!
O bom líder ágil presta um grande papel ao habilitar tal estrutura. Assim, sua figura permite que a organização comece a migrar para um modelo em rede, dê espaço aos times e permita que a criatividade possa aflorar.
Entretanto, uma empresa que quer inovar ou potencializar a criatividade vai, muitas vezes, ter uma meta direta- como um local específico ou uma palestra inspiradora.
Ao invés disso, as ações partindo das lideranças deveriam ser mais oblíquas. Ou seja, a habilitação de conversas, fluxos de ideias entre times, engajamento, exploração, entre outras ações que vão naturalmente resultar em criatividade.
Com isso, torna-se possível estimular a criatividade ao aumentar a confiança das pessoas nos times, fazendo com que tenham mais propósito, espaço e oportunidade de comunicação.