Nesse artigo, traremos o conteúdo apresentado pela Líder de Design de Produto Yasmin Fonseca no Enzimas #151 de Os Agilistas. Apresentaremos a você o processo do Triple Diamond, nossa metodologia para a criação de produtos e soluções.
Pensando em uma solução: quebrando hábitos
Quando pensamos em um problema, naturalmente pensamos imediatamente em uma solução. É comum que acabamos por nos apaixonar por essa primeira solução. E por isso, aplicamos de primeira essa ideia inicial. Contudo, este é um pensamento muito linear e pouco investigativo.
Nesse sentido, na dti tentamos ter uma abordagem que intercale momentos de convergência e divergência. O que queremos dizer com isso? Vamos te ensinar agora nosso processo do Triple Diamond!
Primeira fase: Problem Discovery
Em primeiro lugar, antes de partirmos para uma solução, refletimos um pouco sobre o problema. Pode parecer óbvio, mas pensamos se ele realmente existe: o por que, quem ele afeta e quais seriam suas dimensões. Neste momento saberemos se estamos interessados no problema certo. Essa é a primeira fase, que chamamos de Problem Discovery.
Mesmo com clareza de qual será o problema a ser solucionado, iremos ainda, divergir à respeito da solução. Isto porque não necessariamente a primeira ideia que tivermos, será a que gerará mais valor ou que terá um melhor custo-benefício.

Segunda fase: Product Discovery
Desta forma, assumimos uma posição de divergência e investigação. Buscando assim, qual seria a melhor solução. Fazendo testes baratos e rápidos validamos a ideia. Isto antes de nos comprometermos com a concepção de uma solução.
Ao chegarmos a uma solução, entendemos que ela gera bastante valor e tem o esforço adequado que precisamos. Então completamos a fase do que chamamos de Product Discovery. Porém, ainda temos que pensar em como implantá-la na prática. Aí entra o nosso Triple Diamond!
O Triple Diamond
No decorrer do processo, citamos dois momentos: o Problem Discovery e o Product Discovery. Assim, no primeiro momento descobrimos o problema. Enquanto no segundo, o produto. Mas afinal, onde entra o Triple Diamond?
Por fim, o terceiro momento é a parte da implementação de fato. É esse fluxo que na dti, chamamos de Triple Diamond.
Why the double diamond isn’t enough | by adam23gray | UX Collective (uxdesign.cc)
Por que diamante?
Chamamos de diamante por demonstrar com clareza, o valor dos momentos divergência seguidos por convergência no desenvolvimento de um produto. Mas, mais do que isso, serve para não cairmos no hábito de ter um pensamento muito linear.
Não devemos nos apaixonar imediatamente pela primeira ideia e investir tudo nela. Ao menos, não antes de termos certeza de que é o plano certo com as pessoas certas. E, por fim, a certeza de que a ideia realmente vai gerar valor.
Uma dica que damos, é levar esse processo no coração. Lembrando dele sempre que observarmos um produto. Assim, garantimos que estamos criando o produto certo. Para saber mais, leia outro de nossos artigos sobre produto.
Como fazer um roadmap de produto ou projeto: aprenda nesse passo a passo – Os Agilistas