Como construir times ágeis e inovadores?
Inovar com eficácia é um dos grandes desafios da indústria 4.0 com foco na gestão de produtos. Mas, se você busca ter um negócio ágil, é necessário entender a importância de construir times ágeis e inovadores.
Muitas empresas têm um certo receio em mudar o estado natural das coisas. Por isso, o lançamento de novos produtos acabam não atendendo as metas do negócio, causando a frustração em todos os setores de uma organização.
Por isso, construir um time ágil e inovador, no qual todos têm o contexto e clareza dos objetivos e participam de todas as etapas dos processos, é algo que vai fazer a diferença para a sua organização. Dessa forma, todos se empenham de forma alinhada para atingir os resultados.
Quer saber mais como construir times ágeis que irão potencializar as suas oportunidades de negócio? Confira o conteúdo que preparamos para você a seguir.
Principais componentes para construir times ágeis e inovadores:
Existe um modelo de estruturação baseado em cinco componentes que podem te auxiliar no momento de transformar o seu negócio com foco na inovação, gestão de produtos e no cliente.
Para que você crie uma inovação estruturada, pense nos seguintes pontos:
- Direitos de decisão claros: tomadas de decisão claras e bem alinhadas em cada estágio do processo do produto. Dessa forma, todo o time segue junto, alinhado para um mesmo objetivo. Isso impede e diminui os conflitos ao longo do processo, uma vez que todos tiveram voz na decisão estão alinhados com ela. Empresas agilistas de verdade não tomam decisões autoritárias e sim, decisões horizontais.
- Centros de inovação capacitados: é necessário identificar e capacitar a estrutura ideal para atingir as metas de inovação. Inovar exige pessoas, recursos e tempo. Pessoas precisam de tempo para ter ideias inovadoras. E times precisam de tempo e recursos para testar essas hipóteses e valida-las.
- Processo fáceis de seguir baseados em resultados: a descrição clara das etapas do produto e critérios de sucesso para as métricas vão direcionar o seu produto para as próximas fases de desenvolvimento.
- Métricas relevantes: é a partir dos dados que os times se embasam para seguir em frente com o produto. As métricas trazem insights sobre o público do produto e como ele vem sendo aceito. Por isso, a analise constante de dados e decisões data-driven, são essenciais para que o time siga no caminho certo. É a partir das métricas que um time comprova suas hipóteses e garante a satisfação do usuário.
- Financiamento direcionado: como os recursos de inovação serão alocados e gerenciados no processo de inovação e desenvolvimento? Times ágeis e inovadores demandam recursos financeiros para conseguirem testar hipóteses junto com o mercado.
Ao planejar, direcionar e alinhar esses componentes com a sua estrutura de criação de times ágeis e inovadores mais focados em resultados, você terá mais desenvolvimento, não só para a sua organização, mas para as próprias pessoas envolvidas no processo.
Qual a importância de manter seu time alinhado?
Apesar de cada colaborador desempenhar uma função distinta que impacta no resultado final do seu produto ou negócio, é necessário que todos tenham clareza de suas funções e que estejam unidos e engajados no mesmo objetivo. Por isso, alinhar todo o time é o que faz o seu negócio se sustentar e gerar grandes resultados.
Dessa forma, times de vendas e de marketing, por exemplo, conseguem caminhar juntos para construir uma direção estratégica e realizar mudanças mais certeiras quando for necessário. Já os times de vendas e produtos podem se alinhar para colaborar um com ou outro. Eles podem, por exemplo, compartilhar suas definições. Assim, o ruído entre os dois setores será minimizado e evitará possíveis faltas de comunicação.
Já os times de engenharia e de design podem trabalhar juntos para a produção de frameworks que se encaixam no que foi programado e evitar retrabalho ou futuros bugs no produto.
Esses são alguns exemplos de como os times podem se auxiliar quando trabalham em unidade em prol do crescimento, resultado e desenvolvimento de um produto. Alinhamentos constantes são essenciais para que times ágeis se desenvolvam e criem processos inovadores.
A importância de times ágeis bem estruturados:
Um time bem estruturado é o que vai fazer a diferença no resultado do seu negócio.
Por isso, desenvolver uma estrutura ágil, completa, na qual todos estão na mesma página e têm autonomia para criar, opinar e desenvolver é o que tornará a sua empresa cada vez mais inovadora e competitiva no mercado.
Por isso, não deixe de organizar a sua estrutura para que os seus objetivos de negócio sejam alcançados e a sua empresa possa se sustentar nesse novo modelo de inovação.
Quer saber mais sobre organização de times na gestão de produtos e o que os profissionais de cada setor têm a dizer? Confira o episódio #165 de Os Agilistas!