marketing
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como é a transformação digital no marketing?

Como é a transformação digital no marketing? Em nosso episódio #145 convidamos o fundador da Rock Content, a maior empresa de conteúdos com foco na experiência dos leitores da América Latina, Vitor Peçanha. A conversa foi excelente e falaremos sobre os principais tópicos dela nesse artigo.  

O marketing de conteúdo existe desde antes de 1900 

Se você acha que estratégias voltadas para o Marketing de influência são pautas recentes, sinto muito em te dizer, mas você está atrasado(a). Quando lembramos do verdadeiro significado do marketing de conteúdo fica mais fácil entendermos que ele surgiu muito antes dos posts em blogs.  

O que significa Marketing de Influência? 

Em sua essência, o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que se baseia na ideia de fidelizar o cliente através de conteúdo relevante.  Para isso é preciso ter as personas bem definidas para se comunicar de forma assertiva com elas. 

O guia Michelin e sua genial estratégia de marketing de conteúdo 

Você sabia que o renomeado Guia Michelin, que surgiu quando a indústria automotiva ainda estava engatinhando é um dos maiores e mais improváveis cases do marketing de conteúdo? Se você parar para pensar de forma rasa, não faria sentido uma empresa de pneus investir em uma estratégia de marketing voltada para restaurantes, certo? Errado! 

A lógica é bem simples, para as pessoas comprarem pneus, elas precisam gastá-los, ou seja, elas precisam sair de casa de carro. E, na França, um excelente motivo para sair de casa para passear é ir a restaurantes.  

Nessa lógica, idealizado por André e Édouard Michelin, o famoso guia nasceu com o objetivo de auxiliar as pessoas que faziam viagens de carro pelas estradas francesas do início do século XX. Além da dificuldade com estradas mal sinalizadas e percursos longos, a indústria automotiva ainda engatinhava. 

Os irmãos Michelin acreditavam em um futuro promissor e, dispostos a contribuir para esse crescimento, desenvolveram um guia vermelho, com 400 páginas e uma infinidade de informações práticas sobre veículos, que era distribuído gratuitamente aos motoristas. Nada mais era do que uma ação de marketing e não tinha nada a ver com restaurantes. Só que guia deu certo, trazendo a solução para dúvidas corriqueiras do tipo: “como trocar o pneu?”, “onde abastecer?”, “onde dormir e comer?”. Foi aí que eles começaram a avaliar os restaurantes e hotéis que indicavam, e assim o guia começou a ganhar forma, fama e respeito. 

Hoje o Guia Michelin é responsável por evidenciar novas tendências e reconhecer chefs e estabelecimentos que sonham em conquistar fama internacional. Eles visitam mais de 45 mil estabelecimentos reunidos pelo mundo e estão presentes em 28 países de 4 continentes. 

Marketing Digital X Transformação Digital 

Um dos erros mais comuns é achar que marketing digital e transformação digital são sinônimos, apenas pelo lado de ambos carregarem o termo “Digital”. Porém são conceitos completamente diferentes. 

De forma bem simplificada, o digital de marketing digital diz sobre canais de distribuição digitais. Por outro lado, o “Digital” de transformação digital significa a tornar processos estruturais mais eficazes a partir das tecnologias existentes. 

Quando os hosts do podcast pedem para Vitor Peçanha definir o que seria a transformação digital, ele a descreveu como: 

“Transformação digital é você melhorar o seu processo, é você se basear em dados e ter suas ações baseadas em dados, é você usar de tecnologias para servir melhor aos seus clientes, pra segmentar, para customizar e melhorar resultados.” 

                 Vitor Peçanha 

O que é e o que não é transformação digital? 

Outro ponto que foi abordado no podcast foi sobre a confusão que existe na cabeça das pessoas sobre o conceito de transformação digital. 

Para muitas pessoas, quando falamos sobre transformação digital, o que elas pensam é naquele desenho “ The Jetsons”, com carros voadores, óculos de realidade virtual e todos os serviços sendo substituídos por robôs. 

desenho os jetsons

 Mas, sabemos que não é bem isso, certo? A transformação digital, como dissemos anteriormente, é uma transformação estrutural, é você saber fazer uso das ferramentas disponíveis para tornar seu trabalho mais eficaz. 

 Como é a transformação digital no marketing? 

A transformação digital no marketing é invisível, ela atua no plano de fundo, otimizando processos.  

Portando, ela atua nas frentes de CRM com ferramentas que automatizam esse contato constante com os clientes, nas plataformas de correção de conteúdos e que disponibilizam dados para que você possa validar a sua estratégia. 

O essencial é invisível aos olhos  

A famosa frase de O pequeno príncipe tem muito a ensinar para os profissionais de marketing. Em um contexto com a disponibilização de tantas ferramentas e formas de aprendizado rápido e tudo aquilo que sabemos que é proporcionado pelo mundo VUCA, não raramente vemos esses profissionais buscando incansavelmente se tornarem experts em ferramentas X e Y. 

Contudo, acabam se esquecendo da essência, o que é um grande erro. Afinal, ferramentas mudam, essência não. 

Algumas frases que foram ditas durante o episódio #145 sobre isso: 

 “A essência do marketing não muda, você faz marketing para pessoas, isso não muda” 

 -Vitor Peçanha 

“As pessoas precisam entender o processo e a maturidade dele para tomarem melhores decisões para fazerem um marketing mais valioso, gerar valor para gerar negócio” 

– Vitor Peçanha 

“Na hora que você coloca a sua marca na cabeça das pessoas, não há algoritmos que vai tirar isso” 

-Vitor Peçanha 

Gostou do conteúdo? Ouça o episódio completo, nele falamos de outros tópicos que são complementares aos que trouxemos nesse artigo.